Publicado em

Por que as lâmpadas LED com sensor de presença não param de piscar?

Por que ao substituir uma lâmpada incandescente acionada por um sensor de presença, por uma lâmpada LED ela não para de piscar? E como solucionar este problema?

Com a troca de guarda da tecnologia usada na iluminação, esse é um probleminha que pode surgir. É fácil de resolver, mas precisa do auxílio de um profissional capacitado.

“Este problema ocorre porque, dependendo do circuito elétrico do sensor ou minuteria, quando ele desliga após alguns minutos, uma corrente residual muito baixa continua passando (não é como um contator, que interrompe completamente o circuito). Como o LED funciona com baixa corrente ele é acionado, porém esta corrente não é suficiente para mantê-lo aceso, por isso pisca. No caso das incandescentes, esta corrente residual não era suficiente para ligar as lâmpadas, por isso não havia problema antes”, explicou o Engenheiro Elétrico Carlos Avelar.

O caso da corrente residual depende do circuito eletrônico de cada fabricante do sensor. Normalmente eles utilizam componentes como DIAC e TRIAC para funcionar como se fosse um contator (chave mecânica). Este tipo de componente pode deixar passar uma corrente baixa quando desligado, por isso fica piscando com LED.

O que pode ser feito:

  • Peça para alguém habilitado (um eletricista ou técnico) para colocar um potenciômetro (resistor variável) em série, na saída do sensor.
  • Com as lâmpadas LED conectadas, aumente a resistência do potenciômetro até parar de piscar.
  • Desligue o potenciômetro do circuito e meça sua resistência com um multímetro.
  • O valor medido deverá ser o resistor a ser comprado e acrescentado em cada sensor. O potenciômetro serviu somente para saber que valor zeraria a corrente

 

Outra opção seria comprar um sensor de presença que tenha corrente residual muito baixa (próxima de zero), e trocar os sensores.

Publicado em

A luz certa para cada ambiente

Um projeto de iluminação perfeito pode transformar qualquer ambiente. Saber escolher qual tipo de iluminação inserir no ambiente é fundamental. O conforto visual é o que se deve levar em consideração, mas atualmente não devemos esquecer o gasto energético também. O primeiro passo para definir seu projeto de iluminação é saber a proposta para cada ambiente. O mesmo ambiente pode gerar diversos sentimentos, somente com luzes diferentes. Uma sala pode ser desvalorizada simplesmente com um mal projeto de iluminação, deixando-o frio, sem charme e até mesmo impessoal. Continuar lendo A luz certa para cada ambiente

Publicado em

Ideias de iluminação LED para sua Sala de Jantar e Estar

Aqui está a segunda parte de uma série de Posts colaborativo da LuxSide® em parceria com a Lumifato® onde iremos mostrar algumas ideias de iluminação para os ambientes da casa, descobrindo lugares para adicionar iluminação de LED. Anteriormente, falamos de iluminação para a área mais importante da casa: a cozinha.

Vamos dar uma olhada em algumas ideias inteligentes para a iluminação da sala de estar e jantar usando luminárias que você pode encontrar na Lumifato®.

Bem como a cozinha, a sala de estar é um local de encontro natural de qualquer casa e serve a vários propósitos, por isso precisam ser bem iluminadas com luzes diferentes para diferentes tarefas. Fontes de luz ambiente, também conhecidos como fontes de luz gerais, é a principal fonte de luz em uma sala de jantar e estar, mas eles não devem ser a única fonte. Adicionar camadas de luz direta  é especialmente importante, pois muitas vezes as pessoas fazem coisas como ler ou atividades nas salas de jantar e estar, e a luz decorativa ajudam a destacar as características únicas da sua sala. Continuar lendo Ideias de iluminação LED para sua Sala de Jantar e Estar

Publicado em

Ideias de iluminação para cozinha

Bem-vindo à primeira parcela de uma série de posts colaborativo da LuxSide®, em parceria com a Lumifato®, onde iremos mostrar algumas ideias de iluminação para os ambientes da casa, descobrindo lugares para adicionar iluminação de LED. Vamos começar com ideias de iluminação para a área mais importante da casa: a cozinha.

Porque a cozinha é tão importante? A cozinha é uma das áreas mais utilizadas em casa e é um lugar de encontro natural, assim uma iluminação adequada assume uma importância extra para uma cozinha mais convidativa. Continuar lendo Ideias de iluminação para cozinha