Publicado em

A luz certa para cada ambiente

Um projeto de iluminação perfeito pode transformar qualquer ambiente. Saber escolher qual tipo de iluminação inserir no ambiente é fundamental. O conforto visual é o que se deve levar em consideração, mas atualmente não devemos esquecer o gasto energético também. O primeiro passo para definir seu projeto de iluminação é saber a proposta para cada ambiente. O mesmo ambiente pode gerar diversos sentimentos, somente com luzes diferentes. Uma sala pode ser desvalorizada simplesmente com um mal projeto de iluminação, deixando-o frio, sem charme e até mesmo impessoal.

Acerte na escolha, confira algumas dicas:
hall

Hall de entrada

Pontos de luz direcionados podem ser uma boa escolha nesse caso. Convidativa ao olhar do visitante elas causam uma boa primeira impressão deixando no ar a personalidade de cada morador.

 

sala-estar2

Sala de Estar

A escolha de diferentes tipos de luz é praticamente essencial num projeto de iluminação para sala de estar. O conforto visual é extremamente importante, pois esse é o cômodo onde as pessoas mais passam tempo, seja para assistir televisão, receber amigos, ler ou passar o tempo com os familiares. As luzes devem ser estrategicamente pensadas onde são realizadas as atividades do dia a dia. Luzes diretas devem ser colocadas nas áreas de leitura ou lazer e a lâmpada spot LED é uma excelente opção. Spots também dão outro charme a objetos de decoração.

 

Sala de Jantar

A personalidade do morador é a base para esse projeto. Um ar romântico é facilmente passado com luzes de baixa potência. Se a intenção for um local para reunião com amigos ou familiares, as luzes indiretas (de teto), junto com luzes direcionadas para objetos de decoração são a melhor escolha. O projeto de iluminação obrigatoriamente deve ser para sala inteira, no entanto, o foco principal deve ser a mesa.

 cozinha2

Cozinha

A cozinha é um ambiente de intensa atividade, por isso deve ser bem iluminado, pois evita acidente e facilita o trabalho. É primordial instalar pontos de luz indireta e de alta potência como: luminárias Downlight LED, painel LED ou lâmpadas tubulares LED dê preferência à luz branco frio. Uma dica importante é instalar lâmpada tubular LED tipo T5, embaixo de armário suspenso de pia ou bancada, aumentando a luminosidade na área de trabalho. Para decorar, uma ótima escolha é instalar fitas de LED dentro do armário ou sobre ele.

 

home-office

Escritório e área de serviço

Quando se trata de ambientes de intenso trabalho vale lembrar-se da regra usada para cozinha. Superfícies de trabalho ficam perfeitas com lâmpadas LED com alto índice de reprodução de cor facilitando o trabalho e não causam fadiga ocular.

 

quarto

Quarto

O local para tirar uma boa soneca deve ter luzes confortáveis. Na iluminação geral você pode utilizar luminárias de LED tipo Plafon de teto que proporcionam uma iluminação completa. Para uma iluminação de leitura, ótimas opções são spots ou arandelas fixadas na parede que fazem a função do abajur. Para quem gosta de dormir com luz acessa, a dica é instalar fitas de LED em sancas preferencialmente na cor azul, pois elas não causam incomodo.

 

banheiro

Banheiro

A iluminação tem que ser suave e funcional o suficiente para proporcional uma melhor visão durante o barbear, depilação, pentear os cabelos e na hora de aplicar a maquiagem. Utilizar luz direta na área do espelho e pia facilita e muito qualquer uma das atividades no banheiro.

 

REFLETOR

Área externa

Uma iluminação externa começa com duas bases: Segurança e Destaque. Distribua através do caminho luzes, preferencialmente refletor LED na cor verde ou branco quente. Por segurança, ilumine todos os arbustos e lados da casa que possam esconder pessoas mal intencionadas.

 

Compre direto da fábrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *